De nome científico Estévia rebaundiana Bertoni e cultural nome: crisântemo doce ou erva-doce, conta com um poder adoçante 30 vezes superior ao do açúcar. Vem do nordeste do Paraguai, é um arbusto que atinge os 120 centímetros de altura e do qual são utilizadas as suas folhas, para fabricar o adoçante que compartilha seu nome, por isso, sua colheita e semeadura devem ser levadas a cabo com o máximo cuidado, de forma orgânica e de nenhuma forma devem ser utilizados para substâncias químicas poluentes. Foi descoberto em 1899 e, se usado com tal regularidade que o mundo científico se interessou por estudar os benefícios da Estévia. Serve de benefício a diabetos também é de ajuda para emagrecer e pode ser consumida tanto é chás e cafés e pastes e batidos.


Atualmente, o Japão lidera o mercado de consumo de produto natural, com 41% de produtos adoçantes com base nesta planta.


Benefícios de usar Stevia


Ao possuir um poder adoçante maior que o açúcar precisamos de menor quantidade para adoçar nossas sobremesas e bebidas. A Estévia além disso, conta com menos calorias por grama:

AzúcarStevia4 calorías0,2 calorias

Ao contrário do que o açúcar não produz cáries, pois trabalha junto ao flúor para ajudar a prevenir a evitar a formação de placa bacteriana.


Para os diabéticos


Stevia conta com propriedades hipoglucémicas, que reduzem os níveis de açúcar no sangue. Isso ajuda a controlar a diabetes tipo II, uma vez que permite às pessoas que sofrem desta doença para desfrutar de sobremesas e comidas doces, sem problema algum.


Para perder peso


Este adoçante é baixo em calorias, carboidratos e açúcares, portanto, contribui para diminuir o consumo de calorias diário. Foi demonstrado também, que intervém nas funções do hipotálamo, reduzindo a sensação de fome e, portanto, os desejos.


Ao reduzir os níveis de açúcar no sangue e impede que esta se transforme em gordura.


Se você está treinando ou sua dieta se faz sentir com falta de energia, a solução é tomar o chá de Estévia, ou tomar 10 gotas de concentrado, dessa forma a energia voltará ao seu corpo por suas propriedades energizantes. É aconselhável tomar o chá cerca de 15 minutos antes de comer.


Stevia, além disso, facilita a digestão e facilita o metabolismo das gorduras. Também é um antiácido natural.


Para eliminar rugas, manchas e doenças da pele


A Stevia é um agente de cura, que combate variados distúrbios da pele. É antioxidante, portanto, combate o envelhecimento precoce e natural. Esta erva é anti-bacteriana e anti-séptica, portanto, ajuda a limpar as feridas.


Desta forma aplicar Estévia sobre a pele ajuda a combater:



  • Acne.

  • Cicatrizes.

  • Erupções.

  • Coceira.

  • Ressecamento.

Para aproveitar esses benefícios, você pode aplicar concentrado de Estévia sobre a lesão ou simplesmente usar uma máscara feita com as folhas esmagadas e úmidas.


É um potente anti viralpropriedades de estévia


O consumo de Estévia elevará a capacidade de defesa do nosso sistema imunológico dotando-o de maior capacidade para enfrentar resfriados e gripes.


Regula a tensão arterial e o ritmo cardíaco


Esse benefício é especialmente desejável para coexistir ou que sofrem de doenças cardiovasculares.


É diurética


Facilita a expulsão de líquidos do nosso organismo e, além disso, facilita a mobilização de sangue.


Como posso consumi-la?


Você pode encontrá-la no mercado sob o nome de Estévia oferecida por várias marcas. Leia muito bem os ingredientes da embalagem para verificar se contém Estévia e não de outros edulcorantes nocivos.


Você pode adquirir as folhas para chá de Estévia, ou, simplesmente, para adicionar às bebidas de sua preferência.


Existem em lojas de alimentos saudáveis preparados concentrados, os quais podem ser empregados em conjunto com seus bebidas, como tópico para a pele ou combinado com a sua solução oral de uso diário.


Contra-indicações e efeitos secundários



  • O consumo contínuo de Alimentos afeta a fertilidade feminina, foram encontradas provas de que os aborígenes do Paraguai a empregavam para estes fins.

  • Pode produzir inchaço abdominal.

  • Tonturas.

  • Interage negativamente com medicamentos de hipertensão.

A dose recomendada é de 4 mg por quilo para evitar efeitos colaterais adversos.


Os benefícios da Estévia são variados e seus usos múltiplos, para certificar-se de consumir a dose adequada de este adoçante, substitui três ou quatro colheres de sopa de açúcar Estévia diariamente e consome apenas em sua forma natural, ou produtos que só a incluam como ingrediente adoçante.