A melancia é uma fruta refrescante e deliciosa, não só nos permite nos manter hidratados os dias quentes de verão, mas que, além disso, conta com múltiplas propriedades. Talvez você se surpreenda descobrir algumas vitaminas e minerais pode ter este fruto que parece composto apenas de cor, açúcar e água. Os benefícios da melancia nos trazem uma grande quantidade de vitaminas C e e, minerais como o potássio e magnésio, compostos, como licopeno e líquida caroteno e muitos outros antioxidantes. Os benefícios da melancia aumentam conforme mais madura está a fruta. Para saber se uma melancia madura basta dar-lhe um suave golpe, se soa oco ou vazio, quer dizer que esta pronto para comer.


Cada 100g de melancia contém:



  • Potássio: 89 mg

  • Magnésio: 11 mg

  • Hidratos de carbono: 4,6.

  • Fibra: 0,5 g.

  • Calorias: 20, 5.

  • Ácido fólico: 3 mg

  • Beta-caroteno: 18 mg

  • Vitaminas-A, B6, C, entre outras.

Consumir melancia reduz o risco de câncer


Por ser rica em beta-caroteno e licopeno, comer melancia com regularidade reduz o risco de câncer, principalmente o câncer de próstata e o câncer de cólon.


A melancia é a melhor aliada do teu coração


A melancia é rica em um aminoácido essencial: citrulina, a qual é convertida em arginina, ambas mantêm as artérias limpas, melhoram o fluxo sanguíneo e as funções do coração. Esses aminoácidos também intervêm na produção de óxido nítrico, um mineral necessário para manter a elasticidade dos vasos sanguíneos.


A melancia também é rica em potássio, mineral que regula o comportamento dos líquidos no corpo, isso somado aos benefícios anteriores ajuda a controlar a hipertensão arterial.


Consome melancia para manter a saúde dos seus olhos


A melancia é rica em beta-caroteno, uma substância dentro do organismo se transforma em vitamina A. O Que faz desta vitamina por nossos olhos? Intervém na produção de pigmentos que requer a retina para trabalhar, e nos protege contra a degeneração macular causada pela idade. A melancia também contém vitamina C, a vitamina a ctua como antioxidante, prevenindo o aparecimento de cataratas.


A melancia ideal para as dietas para perder peso


Ao possuir apenas cerca de 20 calorias por 100 g você pode consumi-la tranquilamente, sem medo de engordar. Quando consumir melancia também entram em seu corpo fitonutrientes e antioxidantes necessários para manter sua saúde em estado ótimo. A melancia é ideal como um lanche entre as refeições ou quando você tem ansiedade e você precisa comer alguma coisa.


A melancia também elimina os líquidos que podemos estar firmes, pois é um diurético natural, isto reduz o inchaço que notamos em nosso corpo.


A melancia é ideal para os desportistas


Não só hidrata o organismo, mas cheia de energia e o prepara para enfrentar atividades extenuantes como são os treinos. A melancia também acelera a recuperação pós-treino e reduz as dores musculares associados a este.


A melancia combate a impotência


E o combate de tal forma que é conhecido como um viagra natural. A melancia contém citrulina, que, como já dissemos anteriormente, relaxa os vasos sanguíneos e estimula a circulação sangüínea ao igual que o faz a famosa pílula azul.


A melancia combate doenças inflamatórias


propriedades da melancia


A asma, a diabetes, a artrite e outras doenças que causam inflamação no corpo tem o seu calcanhar de Aquiles na melancia. Esta fruta contém grande quantidade de antioxidantes, os quais destroem e diminuem o efeito dos radicais livres, os quais se encontram em nossos corpos, causam envelhecimento e inflamações, e o que é pior, as inflamações são fonte de radicais livres, ao consumir melancia atacar o problema em sua raiz.


A melancia contribui para a saúde de seus vias urinárias


Por ser um 90% de água, a melancia limpa sua bexiga, rins e vias urinárias. Seu alto teor em potássio reduz a concentração de ácido úrico no sangue e permite eliminar de melhor maneira as toxinas dos rins.


Contra-indicação


Se sofre de cistite intersticial o consumo de melancia pode piorar os sintomas.


A melancia rejuvenesce o nosso corpo


A melancia, graças aos seus altos níveis de licopeno, melhora a aparência da pele e reduz os danos que esta apresenta a exposição prolongada aos raios UV.


Aumenta a energia


Consumir melancia pode nos dar até 23% mais de energia, isto é, devido ao seu alto conteúdo de vitamina B6, uma substância necessária para a síntese de hormônio dopamina, essencial para ter um sentimento de bem-estar geral.


O alto teor de magnésio de melancia favorece as funções celulares do nosso organismo.


Promove as funções digestivas


Pelo seu alto conteúdo de fibra natural, a melancia ajuda a controlar e superar o chato prisão de ventre e as inchaços associadas a ele.


Os benefícios da melancia são muitos e pouco conhecidos, agora que já os conhece, compartilhe-os com amigos e família e divirtam-se juntos desta iguaria da natureza.